Alaíde e Claudette se unem para cantar Alf, João e Vinicius na gravação de disco ao vivo


Em 1955, João Donato tocou acordeom – primeiro instrumento desse músico acriano que ganharia projeção como pianista de toque cheio de bossa e latinidade – na gravação do samba Minha saudade feita pelo compositor e violonista carioca Luiz Bonfá (1922 – 2001) para álbum instrumental lançado naquele ano de 1955. Além de tocar na faixa, Donato é o autor do samba. Três anos mais tarde, em 1958, foi a vez do próprio Donato registrar Minha saudade em álbum também instrumental intitulado Dance conosco.
Contudo, foi somente em 1959 que Minha saudade foi lançada em disco com a letra escrita por ninguém menos do que João Gilberto, parceiro bissexto de Donato nessa composição. Coube à cantora carioca Alaíde Costa apresentar a letra do samba Minha saudade em gravação lançada no álbum Gosto de você (1959) e também em disco de 78 rotações por minuto.
Quase 60 anos depois, Alaíde voltou a cantar Minha saudade. Desta vez, em dueto com Claudette Soares. Minha saudade foi um dos cinco números que as cantoras cariocas – vistas ao alto em foto de Murilo Alvesso – fizeram juntas na noite de sexta-feira, 23 de março de 2018, em show no Teatro Itália, na cidade de São Paulo (SP), que foi captado ao vivo para gerar disco previsto para chegar ao mercado fonográfico entre junho e julho pela gravadora Kuarup.
Claudette Soares e Alaíde Costa na gravação ao vivo de show
Divulgação / Murilo Alvesso
Além de Minha saudade, revivida pelas intérpretes com a letra original aprendida por Alaíde em 1959, as cantoras uniram vozes em Dindi (Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, 1959), em Ilusão à toa (Johnny Alf, 1961), na Marcha da quarta-feira de cinzas (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1962) e em Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1964), última música do pot-pourri que abriu o show com sucessos alternados das cantoras.
Produtor do show que junta Alaíde Costa e Claudette Soares nos 60 anos da Bossa Nova, Thiago Marques Luiz assinará também a produção do primeiro disco em dupla das cantoras.
Claudette Soares e Alaíde Costa na gravação ao vivo de show
Divulgação / Murilo Alvesso

Bookmark the permalink.