Compositor gaúcho Bebeto Alves volta com canções contaminadas pela indignação


“Você pode crer que está do lado certo / E é esse mesmo lado que te aperta”, canta Bebeto Alves em Um dia, sem tomar partido, mas mandando recado ao ouvinte no tom indignado que pauta o repertório inédito e autoral de Oh Blackbagual – Canção contaminada, álbum lançado neste primeiro trimestre de 2018 com distribuição de Produto Oficial.
Destaque desse repertório, Um dia é uma das dez músicas do disco assinado por esse cantor, compositor e guitarrista gaúcho com o nome do alter-ego Blackbagual, que vem a ser um quarteto de pegada roqueira formado por Bebeto Alves (voz, guitarra e violão) com Rodrigo Reinheimer (baixo e vocal), Luke Faro (bateria) e Marcelo Corsetti (guitarra).
O quarteto Blackbagual
Divulgação
Expoente do autossuficiente universo musical do sul do Brasil desde a década de 1980, Bebeto Alves assina sozinho – ou com parceiros como o compositor uruguaio Walter Bordoni, coautor de Bajo la misma ciudad e Quimera – as dez músicas do álbum, nascido da urgência do movimento político e social do Brasil e também da “urgência da palavra poética”, como conceitua o próprio Bebeto no texto que escreveu para apresentar o CD Oh Blackbagual – Canção contaminada.
Mesmo que as palavras sejam eventualmente cantadas em espanhol, idioma das duas parcerias com Bordoni, o disco fala a língua universal do rock com citações e toques sutis de sons do sul do Brasil. Conterrâneo de Bebeto Alves, o gaúcho Humberto Gessinger é coautor e convidado de Outro nada. Já o poeta André Bolivar responde pelos versos de Águas barrentas e Você.
No álbum Oh Blackbagual – Canção contaminada, o toque afiado das guitarras se afina com o tom urgente da poética geralmente verborrágica deste disco atual que toma partido da indignação como dose rarefeita de esperança. “Uma palavra desencapada / Um choque elétrico, a dor / Não há mais o que se escreva / Com o vocabulário do amor”, avalia Bebeto Alves nos versos desiludidos de O espírito da coisa. O recado está dado.

Bookmark the permalink.